Ortodoxia Kemética

A Kemetic Orthodoxy é uma religião tradicional do Antigo Egipto, ou Kemet, como era chamada pelo seu próprio povo. Esta prática particular foi fundada pela Rev. Tamara L. Siuda, no fim dos anos 80, e é chamada de Ortodoxia Kemética, no Brasil.

Através de uma fundação do pensamento antigo e da estrutura espiritual, os devotos keméticos modernos podem seguir o trajeto que seus antepassados caminharam há mais de 4.000 anos. Por ser uma religião tradicional africana, temos semelhanças com outras religiões do mesmo continente (como as religiões da África Ocidental dos povos Yoruba, Akan, Congo e Dahomeyan e práticas afro-caribenhas de Vodou, Candomble e Lukumi), bem como práticas espirituais conhecidas a partir do nordeste da África e do antigo Oriente Próximo. Ser kemético ortodoxo requer um compromisso com a preservação de uma herança cultural estabelecida no passado, que continuamos a respeitar e representar, mesmo em lugares e tempos afastados da sua prática original.

A Ortodoxia Kemética é uma religião politeísta que reconhece uma miríade de deuses e deusas. Além disso, é um tipo especial de politeísmo frequentemente chamado de monolatria, ou henoteísmo. A monolatria é um conceito diferente do monoteísmo, onde se acredita que Deus se manifesta de várias formas e nomes. É um politeísmo "leve", por ter uma estrutura multi-deuses onde se manifestam como indivíduos distintos, ao mesmo tempo em que todos se relacionam entre si. Henoteísmo é uma religião que admite a existência de muitos deuses, mas tende a adorá-los apenas um de cada vez, ou favorecendo um deus sobre os outros em suas manifestações pessoais. Na Ortodoxia Kemética, damos especial importância ao nosso Pai/Mãe divino, como revelado no Rito de Divinação Parental. No entanto, isso não nos impede de abrir espaço de culto para outros Nomes.            

O Brasil possui praticantes da fé Kemética Ortodoxa em todas as religiões. Os ensinamentos do curso são originalmente em inglês, mas traduzidos pelos Liaisons que ajudam os praticantes brasileiros com o material do curso. Não existe diferença de prática religiosa dos brasileiros com os praticantes ao redor do mundo. Somos uma comunidade.

Para começar na Ortodoxia Kemética é necessário passar pelo curso Zep Tepi (termo Kemetico que significa "Primeira vez", em referência ao início da criação). Nesse curso, a pessoa terá acesso a todas as informações sobre a cultura kemética, ajudando-a a conhecer melhor a religião, sua filosofia, doutrinas e práticas.

Conheça o fórum da House of Netjer. Se preferir,  contate os liaisons para sanar quaisquer dúvidas sobre o curso Zep-Tepi: TanakhtSenu: tanakhtsenu@gmx.com ou com PasemWesir: pasemwesir@gmail.com

Nenhum comentário: