domingo, 5 de novembro de 2017

Celebração Através do Calendário Kemético - Khoiak

Em hotep. 




Khoiak é o meu mês preferido por uma série de razões, e como este mês é especial, decidi escrever sobre práticas devocionais baseando-as no calendário kemético, que possui uma grande variedade de festivais distribuídos em cada mês, e na minha perspectiva, honrar os deuses através do calendário nos coloca em uma rotina de devoção e contato contínuo com os netjeru de forma flexível e adaptável.

Como citado acima, o calendário é repleto de festivais, de natureza lunar, solar e estelar. E basicamente os festivais da metade do mês (Half-Month Festival) sempre estarão lá para que reflitamos junto dos deuses sobre a vida, a existência e a religião, e para permiti-los fazer parte do que estamos passando no momento. No fim de cada mês há uma celebração especial para Ra, Heru e Wesir, divindades ligadas à continuidade e estabilidade da realeza em ambos os mundos. 

Água fria é uma oferenda tradicional e comum, tão como o pão e perfume - incenso, flores, óleos. Parecem oferendas simples para nós, à primeira vista, mas água fria por exemplo era valiosa em Kemet. Outras oferendas comuns são cerveja, e refeições do dia a dia etc. Outras formas de louvar os deuses são através de orações antigas, encontradas do Ancient Egyptian Prayerbook, ou modernas.

Os meses são sagrados para determinadas divindades, elas presidem e nos guardam durante todo o mês. Khoiak é sagrado a Sekhmet, a Soberana, e podemos homenageá-la no decorrer do mês. O Sexto Dia de cada semana é consagrado ao Akhu para serem lembrados e venerados, nossos ancestrais que nos inspiram a viver com sabedoria na terra em que eles uma vez já pisaram. 

Não é necessário celebrar todos os festivais do calendário, pois de fato são muitos para dar conta. Contudo existem aqueles que são maiores e nacionais, e que toda a comunidade celebra junto da Nisut (ankh udja seneb). Um destes festivais é o grande Festival de Wesir (os Mistérios de Wesir), que acontece no fim do último mês de Akhet.

A prática pessoal, realizada em sua própria casa, pode ser muito personalizável ao seu próprio estilo de vida, então não há com o que se preocupar com o calendário. Não obstante, sempre haverá Dua para festivais maiores, e também alguns menores. E por ser estatal, as coisas acontecem de forma tradicional.

Para mais informações sobre o calendário kemético, o Ancient Egyptian Daybook é uma detalhada e completa fonte de informações: http://www.egyptiandaybook.com/

Nenhum comentário: