sábado, 27 de agosto de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 30 - Alguma sugestão para aqueles que querem começar a estudar e prestar culto para essa deidade?

source
Em hotep.

Esta é a última das longas semanas de devoção à Heru-wer, e foi um privilégio muito grande escrever e refletir sobre Ele durante esse período. Meu Pai me pede para ter atenção e ser cuidadosa ao falar Dele, sobre minha religião e sobre mim mesma, e além dessa responsabilidade, tenho aprendido muito através desse projeto. Ele é exigente quando estou prestes a usar tanto palavras quanto ações, pois temos que lidar com as consequências que elas trazem.

Este é Heru-wer. Ele o faz olhar para a sua realidade, e o ensina a lidar com ela de modo que seja satisfatório para você. Heru-wer é a vida, e o ato de regozijar-se desse presente. Qualquer um que tenha interesse em conhecer Heru-wer, seja sincero e honesto consigo mesmo e com seu próximo. Ele é formal, e exige postura e respeito. Compreenda que Heru-wer é um Élder. Um deus que carrega grandes experiências, sábias palavras e uma presença forte, afável, e companheira. Ele não dispensa uma conversa ao lado de uma bebida forte. Ao cultuá-lo, presenteie-o com sua sinceridade, com suas palavras de poder e com a formalidade que um grande guerreiro merece. 

Em minha experiência pessoal, Ele é ótimo para ajudar com a falta de autoestima. Ele é ativo, dinâmico e contagiante. Espero que aproveite a companhia de Heru-wer, caso tenha interesse em conhecê-lo. Vale a pena. 

Senebty.

domingo, 21 de agosto de 2016

30 Semanas de Heru-Wer: Semana 29: Algum interesse ou experiência pessoal que gostaria de compartilhar?

Em Hotep a todos os leitores do Per Heru-Wer

Estamos em nossa penúltima semana e nessa, venho contar uma história tão emocionante para mim que quando lembro eu sinto uma força incrível...

A muitos anos, antes mesmo deu conhecer a Ortodoxia Kemetica, quando eu já cultuava deuses keméticos (ainda como Wicca e sem conhecer os nomes tradicionais dos deuses) eu estava passando por uma das fases mais difíceis da minha vida, mas que Heru-Wer me ajudou!
Quando eu tinha 19 anos, eu fiquei pela primeira vez com outra pessoa do mesmo sexo que eu, por já ser pagão eu não senti nada de errado, mas em mim algo cresceu, uma descoberta de quem eu era... Com isso vários outros preconceitos veio comigo, medos do futuro, medos de como a pessoas iriam me ver, se meus pais iriam me aceitar... Foi nesse momento sozinho em casa, acuado e com medo que eu senti algo perto de mim, sozinho olhei o escuro e senti Ele lá... Foi incrível porque o vi claramente na minha frente e com seus olhos penetrantes ele falou dentro de mim, com as palavras que jamais irei esquecer:
Meu filho, não precisa temer, se você estiver seguro consigo mesmo nada mais irá te abalar! Nada em você mudou, voce continua sendo o mesmo de sempre! A diferença é que você se conhece mais! Seguro de si não existe preconceitos ou rejeição que irá te abalar! Seja ético, firme e seguro sempre! Só assim irá se sobressair de todos os problemas! Orgulha se de quem você é!

Desde então tantas coisas mudaram dentro de mim...

Depois de longos anos, eu vi que o Horus que me visitou aquele dia era Heru-Wer e naquele exato momento que isso foi me revelado no RPD eu lembrei desse fato! Foi emocionante!

Senebty

sábado, 13 de agosto de 2016

30 semanas de Heru-wer: Semana 28 - Algo que você gostaria de saber sobre a deidade, mas ainda não sabe.

source

Em hotep!

Tenho pesquisado sobre Heru-wer, porém, não tenho o costume de analisar aquilo que sei ou não sobre uma divindade, e nem considero que estudar e analisar uma divindade seja a parte mais importante do processo - de cultuar os deuses, digo. Religião é mais sobre se religar e vivenciar do que se submeter a estudos e pesquisas. Mas, isso depende do compromisso de cada um com os deuses. E, claro, essa é só minha opinião.

Enfim, Heru-wer é uma divindade repleta de aspectos cultuados em várias partes de Kemet, e nunca tive um contato próximo com certos aspectos dele, de forma individual. Eu gostaria de conhecer mais sobre Heru-Behdety (Heru-wer na forma do disco solar alado), também sobre Heru-Shu - não sei muito sobre Ele, mas ele existe - e também sobre os outros Herus que foram cultuados na Núbia, por exemplo.

Existem apenas três Herus: Heru o Élder, Heru o Jovem, e Heru Vivo. Os outros deuses que levam 'heru' no nome vêm de algum desses três, e ainda não sinto que devo cultuar os aspectos de Heru o Élder individualmente, mas acho que seria uma experiência interessante...

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

30 Semanas de Heru-Wer: Semana 27: O maior erro ou a pior ideia que já ouviu sobre Heru-Wer

Em Hotep

Ano novo, como foi forte essa virada de ano hein... E agora, estamos sendo regidos por dois deuses crianças, Dua Yinepu! Dua Khonsu! Em breve o Per Heru-Wer vai apresentar melhor esses dois netjeru. Aguardem...

Por hora, vamos falar sobre o maior erro ou a pior ideia que as pessoas têm sobre Heru-wer. Pois bem, o pior erro de todos é o desconhecimento que as pessoas têm sobre esse Netjeru, isso porque os gregos quando foram falar sobre nossos deuses juntaram todos os Heru, em um único Heru, o famoso Horus, isso criou uma confusão que é difícil desfazer depois de anos falando a mesma coisa (por muito tempo, os gregos, os romanos e os textos bíblicos eram as únicas obras escritas sobre os povos keméticos).

Qualquer pessoa que for pesquisar sobre Heru-wer ficará sem entender algumas coisas, isso porque nos textos históricos muita coisa é misturada, principalmente quando se trata de seu sobrinho Heru-Sa-Aset, que é quando os mitos se misturam completamente.

Com isso, podemos afirmar que o maior erro que as pessoas têm do Quebrador de Ossos é confundir ele com seu sobrinho. Vemos isso em vários lugares, até mesmo em textos de egiptólogos renomados. No entanto, um dos principais papéis desse blog é acabar com essa confusão! OK?! Então vamos lá desfazer esse nó..

Heru-Wer é um deus guerreiro, unicamente da guerra!

Heru-Sa-Aset é guerreiro? É, mas ele é uma divindade reinante, ele reina, ele é um Nisu.

Existem muitas outras diferenças entre esses dois incríveis netjeru, como iconografia, epítetos, energia, entre outros. Mas Heru-wer é uma divindade bem mais ancestral é assim mais madura (até mais carrancudo mesmo).
Quer saber diferenciar facilmente e não cair mais nessa falácia?
Eu, Hery, vou lhe ajudar!

Esse é Heru-Sa-Aset! Isso porque ele está com a dupla coroa, a coroa de Nisu
Já esse, tem a coroa branca, que representa o Alto Kemet, que tinha umas das suas principais cidades, a antiga Khem, que o deus dessa cidade era... Adivinha quem: Heru-Wer
A principal diferença é essa da coroa, Heru-wer representa o Alto Kemet, Heru-Sa-Aset é o príncipe que recebeu Kemet unificado, portando assim, a dupla coroa. Mas ai tem uma coisa interessante: Heru-Sa-Aset nunca é representado como completamente falcão, Ele sempre vai ser homem com cabeca de falcão. Já Heru-wer, só receber imagens de homem com cabeça de falcão bem posteriormente, assim, naturalmente, Heru-wer geralmente sera retratado como um falcão, podendo portar em sua cabeça as duas plumas, a coroa branca, nada ou até mesmo a dupla coroa (foi Narmer, rei do nomo Khem que unificou Kemet), mas nesse ultimo caso, sempre na forma de falcão.

Espero te ajudado a compreender essa diferença e espero que as pessoas não errem mais...

Feliz Wep Ronpet!
Senebty