sábado, 25 de junho de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 22 - Uma citação, poema ou texto que te faz lembrar da deidade.

source
"Cause I wanna rise up now,
Don't wanna be earthbound,
Reach up to the sky,
Into the distance,
A new future,
It's waiting for me in your eyes..."

Esse é um trecho da música Looking for an angel, da Kylie Minogue, que me faz lembrar de Heru-wer :)

sábado, 18 de junho de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 21 – Uma música que te faz lembrar a deidade


Em Hotep a todos



A musica faz parte da história de Heru-wer (bem como o culto divino em toda a história kemética), ele é pai de Ihy, o jovem deus da música, então me fez pensar que uma boa oferenda a Ele, seria esse tipo de arte. Assim, a duas semanas estou a procura de músicas que me faz lembrar Heru-wer. Não sei porque, mas apesar de amar música, eu nunca escutei música que não seja Kemética, pensando em deuses kemeticos. Eu poderia muito bem ser obvio e apresentar-lhes diversas interpretações inspiradas no Antigo Kemet e dizer que essa musica me lembra Heru-wer, como a linda Song for War Horus and Sekhmet do CD Tears for Isis.

Mas não queria ser obvio, queria enxergar meu pai em todos os lugares, inclusive em obras que não foram dedicadas a ele mas que possuía sua energia.
Assim parti, escutando musicas que eu gosto e pensando, qual dessas faz eu senti Heru-wer perto de mim?
Eu gosto muito de Symphonic Metal, então fui procurar dentro do que eu gostava musicas que trouxesse alguma mensagem que tivesse haver com a energia Dele.
Hoje quando acordei coloquei uma música para tocar, senti uma força enquanto escutava, foi quando bateu uma curiosidade de ler a tradução e me deparei com isso:

Este presságio
nos engana
infortúnio une a todos nos

Quando parece que o mundo esta se fragmentando
Lembre-se que você define o seu curso
Quando parece que ninguém está respondendo
Reverta para a sua profunda força interior

Quando o sino começa a badalar

Juntos seremos fortes
Para desafiar tudo o que não pode nos derrubar
Unidos ficaremos fortes
Você não vai lutar sozinho

Este presságio
nos engana
infortúnio une a todos nos

Quando parecer que você está sempre cedendo
Certifique-se de retomar o controle
Quando você não consegue suportar o mundo estamos vivendo
Lembre-se que você não está sozinho

Como suas palavras são esculpidas na pedra

Juntos seremos fortes
Para desafiar tudo o que não pode nos derrubar
Unidos ficaremos fortes
Você não vai lutar sozinho
Não se afogue em um mar cheio de tristeza e dor
Unidos ficaremos fortes, aqui é onde você pertence

Seus anjos sussurrarão
Nada é o que parece ser
busque com o seu coração e você vai encontrar a chave
Você vai ver

Juntos seremos fortes
Para desafiar tudo o que não pode nos derrubar
Unidos ficaremos fortes
Você não vai lutar sozinho
Não se afogue em um mar cheio de tristeza e dor
Unidos ficaremos forte, aqui é onde você pertence

Este presságio
nos engana
infortúnio une a todos nos
Desastres
Nada pode nos derrubar
Não consegue nos vencer
Juntos nós continuaremos fortes
infortúnio
Você não vai lutar sozinho
não pode nos derrubar
Como um nos iremos superar
Tudo nos une na vida
Tudo miséria que enfrentamos na vida

Essa é a tradução da música Omen (The Ghoulish Malady) do Epica,  uma banda holandesa de metal sinfônico, fundada por Mark Jansen que utiliza vocal meio-soprano e gutural, e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura, a ciência, as religiões, temas filosóficos e o sentido da vida, enfim, uma banda a qual escuto muito. A música em questão é do álbum The Quantum Enigma. Vi o que a letra dessa música inspira força, união, coragem para vencer e lutar! Como se o próprio Heru-wer falasse comigo!
Pois Heru-wer é assim, Ele não luta por você, mas luta ao seu lado! Ele está sempre junto dos que clamam por Ele!
Além da letra em si que tem uma letra incrível, a própria melodia da música também inspira essa força, lembrando muitas vezes uma marcha de um exército!
Abaixo, temos essa incrível musica!



Espero que todos vocês possam gostar da música e conseguir se conectar ao sekhem (energia) de Heru-wer com essa música!


sexta-feira, 10 de junho de 2016

As 30 Semanas de Heru-wer: Semana 20 - Uma arte que representa a deidade para você.

Apesar de eu não ser muito ligado com Arte, seja ela antiga ou contemporânea, tenho descoberto recentemente uma imagem de três aspectos de Heru-wer que eram cultuados na Núbia, encontrada no Templo de Nefertari, em Abu Simbel. 

Confira-a logo abaixo:

fonte


Na imagem, Ramsés II (ankh udja seneb) apresenta ofertas para os três deuses Heru em suas formas cultuadas na Núbia; Heru de Aniba, Heru de Kuban e Heru de Buhen). 

Heru-wer se disseminou por várias partes de Kemet, e foi cultuado de diversas formas (como Heru-Behdety, em Edfu e Nekheny, em Hierakonpolis, por exemplo). Todos os três Heru's na imagem acima são aspectos de Heru, o Élder, que se propagou para a Alta e Baixa Núbia, representados com a coroa hedjet.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

30 Semanas de Culto a Heru-wer: Semana 19 - Qual qualidade dessa deidade você mais admira? Qual aspecto dela você acha mais conflituoso?

Em Hotep a todos
Vamos para mais uma semana de culto a Heru-wer, e nessa semana temos uma pergunta um pouco mais filosófica de aspecto intimo com o seu devoto, no caso eu. Tentarei exlicar todos os motivos que me levaram a responder a essas questões.



Vamos com a primeira questão: Qual qualidade dessa deidade você mais admira?

Pois bem, a qualidade de Heru-wer que mais me admira e me inspira é a de guerreiro destemido que vai para uma guerra para ganhar... Heru-wer não conhece a derrota, ele sempre vence, mesmo quando as coisas estão difíceis... Isso trás várias questões como otimismo, força, coragem... Heru-wer inspira isso, ele mostra a seu devoto que ele pode tudo, que os problemas da vida são meros testes para você alcançar e merecer a vitória, ele mostra que os problemas e as dificuldades da vida não são a questão em si, mas como você lida com isso que é a questão. Heru-wer não admite vitimismos ou auto flagelação. Ele quer que você vá em frente, ande com suas próprias pernas, faça acontecer... Se é mais fácil para os outros não é porque os outros são melhores que você, mas é porque você é mais forte e é capaz de segurar um peso mais forte, você é capaz de mais do que imagina e esses problemas são para você enxergar suas próprias forças e limites.

Vamos a segunda questão: Qual aspecto dela você acha mais conflituoso?


Heru-wer é um deus muito direito, sem rodeios... É difícil acha-lo conflituoso em algo, porque simplesmente ele não é um deus de meio termos, com ele é no “preto no branco”. O mais conflituoso para mim não é o aspecto da divindade em si, mas a interpretação sobre ele que tiveram ao longo da história, confundindo-o com os outros Heru a qual Kemet cultuava. Assim, muitas coisas encontradas sobre ele na literatura é necessário uma filtragem muito grande para conseguir compreender "quem é Heru-wer". Como por exemplo, o fato de Heru-wer ser tratado como um deus guerreiro, mas também o deus do ar, O "Dourado Cujo Corpo é o Céu e Cujos Olhos são a Lua e o Sol". Não que esses dois aspectos seja conflituosos, nada disso, a questão é que alguns textos o trata apenas como deus do céu e outros como deus guerreiro. Isso trás uma confusão principalmente quando se trata de iconografia, pois ora ele esta com a coroa branca, ora ele está com a coroa dupla, ora ele esta com as duas plumas (iconografia mais antiga de Heru-wer) e ora ele está sem nada. Isso trás uma confusão muito grande para quem pesquisa sobre esse Deus.

Senebty