quarta-feira, 23 de março de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semana 15 - Há alguma prática mundana ligada a essa divindade?

O Corpo de um Guerreiro de Heru-wer 

 Ter um corpo desleixado, marcado por exageros é isfet, pois isso atrai doenças além de impedir que seu corpo esteja preparado para ações do dia-a-dia. Essas práticas de exagero tem que ser abandonadas ao se adotar um culto a esse deus guerreiro, que exige que ficamos sempre alerta, dispostos e prontos para as batalhas diárias.
Os filhos de Heru-wer também costumam ter uma preocupação maior com o corpo, procurando ter um corpo forte e saudável. As vezes essa preocupação é ligada a força física, a exercícios físicos e ate mesmo a musculação, outras vezes essa preocupação pode estar ligada mais a uma alimentação equilibrada.
General Horemheb - Série TUT

Como já foi citado diversas vezes, Heru-wer é um Deus guerreiro, muito ligado a vitória do bem sobre o mal, a vitória sobre as forças do isfet. Uma forma de culto a essa divindade nos tempos atuais seria o cuidar do próprio corpo, o deixando forte, poderoso e saudável.
Nas imagens da antiguidade kemética, os Deuses, os Nisut's e até mesmo os homens são na maioria das vezes retratados com um corpo saudável, forte e másculos, mostrando assim a preocupação que os antigos tinham com o corpo.
Para os homens, Heru-wer trabalha no campo do Sagrado Masculino com a divinizando o corpo, onde tornar-se um guerreiro está muito além duma personalidade, é também um cuidado com o físico, um equilíbrio perfeito entre espirito, mente e corpo. A musculação e o cuidado com o corpo em geral é um dos assuntos mais discutidos atualmente no mundo, já que o porcentual de obesos e assim doenças causadas pela obesidade estão em níveis alarmantes, cuidar do próprio corpo é algo necessário. Não é apenas um apelo vulgar de vaidade (vaidade também é isfet) mas é um apelo a saúde!
A vida de um soldado kemético antigo não era nada fácil. Eles tinham uma vida regada de muitos treinamentos, sendo eles na sua maior parte exercícios físicos rigorosos, bem como uma disciplina extrema.
Para enfrentar a guerra diária, precisamos nos tornar fortes e saldáveis, tanto o Ka que é o espirito quanto o Khat que é o corpo precisam ser trabalhados. E é nesse trabalho de cuidar do Khat que Heru-wer pode ajudar, pois esse Deus exige disciplina, força, coragem e determinação, todos os dons necessários para se trabalhar o corpo.
Heru-wer não pede que nos tornamos um praticante de bodybuilding, pois lembrando: exageros é isfet. Ele nos pede apenas para mantermos nosso corpo saudável. Encarnar a figura de um guerreiro tanto no campo mental, espiritual e corporal. . Isso significa muito mais do que ter um corpo musculoso, ter um corpo saudável não é ter um corpo sarado, ter um corpo saudável é saber alimentar-se direito, ter uma vida ativa, fazer exercícios físicos regularmente entre outras praticas de vida saudável.
Ter um corpo de um guerreiro também pode ser uma forma de honra-lo e cultua-lo, sendo uma forma de dize-lo: quero ser um soldado de Heru-wer, quero estar pronto para guerra e Heru-wer é meu General!



terça-feira, 15 de março de 2016

A Nisut (AUS) na Ortodoxia Kemética e uma exclusiva Entrevista

Em Hotep a todos. Nessa postagem iremos falar um pouco sobre um importante Pilar da Ortodoxia Kemética, a pessoa da Nisut, e sobre o que ela representa para todos os praticantes dessa religião. Também iremos trazer com exclusividade uma pequena entrevista feita por e-mail com Ela no dia 14 de Março de 2016.
Rev. Tamara L. Siuda

Quem é Tamara L. Siuda?
Tamara L. Siuda (nascida em 1969) é uma Egiptóloga formada pela Oriental Institute of the University of Chicago e autora de livros de não-ficção, históricos e religiosos. Ela é também a fundadora e líder espiritual atual da Ortodoxia Kemética no Templo House of Netjer, e desde julho de 2000, ela é uma sacerdotisa iniciada (ou mambo) em Vodu haitiano.

O que é ser Nisut na Ortodoxia Kemética?
A Ortodoxia Kemética é mais do que uma fé: é uma comunidade, uma cultura e um modo de vida, forjados e unidos sob a liderança de uma mulher notável. Seu nome de nascimento é Tamara L. Siuda, embora o povo da Ortodoxia Kemética a conhece como sua santidade, a Nisut Sekhenet-Ma'at-Ra Hekatawy, ou simplesmente e carinhosamente como Hemet (uma palavra antiga traduzindo quer como "majestade" ou " possuidor de caráter "). A crença e reconhecimento da Nisut é um Pilar da Ortodoxia Kemética.

Nisut-Bity (ou Nisut-bityt no feminino), às vezes traduzido como "soberana, governante", mas, literalmente, "Ele (a) do junho e da abelha", é o antigo título de uma pessoa, por vezes chamado de "Faraó". Hoje, como na antiguidade, a nossa Nisut é a líder espiritual e cultural de nossa nação Ortodoxa Kemética. Após a coroação, a Nisut foi confiada de realizar a vontade de Netjer e atua como uma ponte física e espiritual entre o fiel e aos deuses e deusas. A atual Nisut-bityt (muitas vezes abreviado para "Nisut"), é reconhecida pela Ortodoxia Kemética como a encarnação atual do Ka Real, ou o espírito investido de Heru, o conceito divino Kemetico de encarnado de direitos autorais em sua Nisutiu. Após a coroação no Egito em 1996, nossa Nisut recebeu nomes Kemeticos confiando-lhe a responsabilidade espiritual para definir o curso de sua missão dentro da Religião Ortodoxa Kemetica. Anterior a 1996, Rev. Tamara agiu como nossa fundadora e principal sacerdotisa, sem as responsabilidades adicionais de Nisut, mas ela foi para o Egito no outono para assumir a coroação e seus requisitos, a pedido dos deuses.

Nós não acreditamos (ou ensinamos que) a Rev. Tamara é uma deusa, nem é pedido na Ortodoxia Kemética para adorá-la como tal. No entanto, a respeitamos e a reverenciamos como nossa fundadora, líder espiritual, e soberana, assim como pessoas de outras religiões e países monárquicos respeitam e reverenciam seus líderes espirituais e/ou chefes de Estado; a reconhecemos que seu estabelecimento no trono, foi feito de acordo com antigo costume e que ela é a possuidora de vida atual de Heru, o Ka Real.

AUS?
Ankh, Udjat, Seneb

É costume de todos os praticantes da fé, ao citar a pessoa da Nisut na forma escrita, sauda-la com AUS, abreviação que de “Ankh, Udjat, Seneb” (ahnkh ood-JAH zen-EB) que significa “Vida, Prosperidade e Saúde”, saudação essa semelhante dada a outros monarcas como “Vida Longa a Rainha” ou “Deus salve a Rainha”.

Entrevista

Encerramos esse artigo com uma EXCLUSIVA entrevista feita por mim, HeryHeru com Sua Santidade, a Nisut Hekatawy I (AUS) (que sempre é muito amorosa em suas respostas), esperamos que todos possam apreciar suas palavras:

HeryHeru: O que é ser Nisut na Ortodoxia Kemética?
Nisut Hekatawy I (AUS): Ser a Nisut da Ortodoxia Kemética é a minha honra. Não é um trabalho fácil, o que levou muitos anos para que pudéssemos trabalhar juntos para alcançar as coisas que temos sido capazes de alcançar. Mas é um bom trabalho e ele sempre me faz feliz em saber que o que trabalho e o que fazemos juntos traz as pessoas para os nossos deuses que tanto amamos. Eu também sou abençoada por todos os sacerdotes que estão comigo nesse trabalho.

HeryHeru: Poderia nos falar um pouco sobre seu relacionamento com Heru-wer?
Nisut Hekatawy I (AUS): Eu tenho uma prática pessoal para Heru-wer. Ele foi um dos primeiros dos nossos deuses que eu conheci. Eu o conheço desde que eu era uma criança, e Ele sempre teve um lugar especial nos meus altares. Atualmente tenho um santuário para Ele ao lado do santuário oficial do Estado que guardo em minha casa, e eu pus muitos presentes para ele em seu altar em Tawy House.

HeryHeru: Poderia nos deixar uma mensagem para todos os praticantes da Ortodoxia Kemética brasileiros?
Nisut Hekatawy I (AUS): Fico muito feliz em saber que existem tantos brasileiros que estão interessados ​​em nossos deuses e na Ortodoxia Kemética. A cada classe de iniciantes temos mais e mais pessoas brasileiras se juntando e pedindo para participar, mesmo as pessoas que não falam Inglês. Sinto-me humilde por estar trabalhando no meu melhor para aprender Português para que eu possa comunicar melhor com vocês e trabalhar mais com todos vocês diretamente. Eu também estou ansiosa para que um dia eu possa ir ao Brasil, ensiná-los, visita-los e adorar (os Deuses) com vocês.

Muito obrigado!

Muito amor,

(Hekatawy) I

sexta-feira, 4 de março de 2016

30 Semanas de Heru-wer: Semanas 13 e 14

Semanas 13 e 14 - Quais questões contemporâneas estão mais próximas à essência da divindade? A forma de Seu culto mudou na contemporaneidade? 

Em hotep.

Eu e meu irmão HeryHeru decidimos juntar essas duas semanas numa única postagem, por ambas fazerem um paralelo com a atualidade. Então, comecemos a discutir a semana treze.

Tenho em mente alguns pensamentos sobre a política atual do Brasil e como ela se relaciona com o aspecto autoritário, porém honesto, de Heru-wer. Infelizmente, existe uma perceptível desunião entre o povo brasileiro e seus líderes, atualmente. Além disso, o país está enfrentando uma crise econômica difícil de engolir, afetando o bolso de todo mundo. 

Kemet também passou por crises políticas, e até existem textos sobre o suicídio, o grande nível de pobreza e a escassez relatadas naquele período. A política passa por problemas; nem ela está imune de dificuldades, porém sabemos que a corrupção em nosso país corre solta, e ninguém consegue ver com clareza para onde vai o dinheiro dos nossos impostos. Não vemos retorno. De cara, já sabemos que não é uma simples dificuldade. São políticos contribuindo com Apep mesmo. Heru-wer não é um Nisut como Seu irmão Wesir foi (no mundo visto), mas Ele possui atributos que podem se encaixar muito bem aqui, politicamente. 

A autoridade, desequilibrada com a compaixão e humildade, gera ignorância e egocentrismo. Heru-wer é a autoridade seguida de honestidade e razão. Ele é uma divindade inteligente, e sabe liderar de forma justa. Chamá-lo é trazer força e determinação nos períodos de escassez e miséria. Mesmo que Ele não tenha sido um Nisut, Heru-wer é o próprio ofício do Nisut junto de seu irmão Set, quem equilibra e une o povo para o país frutificar.

Set (à esquerda) e Heru-wer (direita) coroando Ramsés II (AUS!)
fonte

Nossa cultura, infelizmente, não contribui para pessoas honestas e equilibradas. Nosso povo ou não desenvolve, ou demora para desenvolver capacidades de compaixão com o próximo, e até mesmo consigo mesmo. A compaixão de Heru-wer existe, mesmo que ele seja um líder nato, ele é capaz dar ao povo o que ele precisa, e não o que quer. Conhece aquela historinha do pão e circo? Quando os políticos nos dão um carnaval bem legal e nos faz esquecer que temos que ir de madrugada para marcar uma consulta médica, por exemplo? 

Sobre o culto de Heru-wer, infelizmente não tenho muitas informações sobre como foi no passado. Em Kemet, os Netjeru costumavam receber oferendas, procissões e seus devotos os incorporavam, concedendo mensagens e conselhos para os devotos. Heru-wer foi bastante cultuado em um dos importantes festivais de Kemet, o Festival da Bela Reunião, junto de sua esposa Hethert. Hoje, esse festival também é celebrado, mas não com tanta elaboração como na antiguidade com grande número de pessoas em Edfu. As tradições permanecem, da forma como foi em Kemet (mais formal) e também de forma pessoal, que varia de pessoa para pessoa.

Particularmente, meu culto à Heru-wer é bastante simples. Eu lhe dou ofertas, converso com ele pela manhã e costumo tê-lo em meus pensamentos durante o dia. Até ao escovar os dentes eu me pego orando para Ele, ou meus Amados. 

Heru-wer tem suas ofertas de preferência, também, mas tudo que é feito com dedicação e amor, tanto ele como qualquer outra divindade, é bem-vindo.

Senebty.