terça-feira, 29 de julho de 2014

Apagômenos - Aniversário de Heru-wer

Em Hotep

Não estou aqui hoje para falar das 30 semanas de Devoção, vamos dar uma pausa nesse projeto para falar de um dos festivais mais maravilhosos da Ortodoxia Kemética: Wep Ronpet!
O Wep Ronpet é o Ano Novo Kemético, no entanto, nosso ano novo é bem diferente dos outros, não só porque ele é entre julho e agosto, mas é porque o ano não começa logo no dia seguinte que ele termina! 
Existem entre o ultimo dia do ano e o primeiro dia do ano, 5 não-dias, ou como chamamos Apagômenos.
Para compreender isso, temos que compreender o mito que deu origem a compreensão desse festival, mas esse mito já foi contato no belíssimo texto de PasemWesir, a qual ele fala sobre o primeiro dia apagômenal, confira aqui.

Vou falar hoje sobre o aniversário de meu pai, que acontece nesse ano no dia 30 de Julho. Heru-wer, segundo filho de Geb e Nut. Esse é um grande dia para festejar o nascimento desse grande Netjeru, beba em Sua honra uma forte bebida, podendo ser cerveja preta, vodka ou um Whisky bem forte, coma com Ele algo forte de preferencia, algo com sabor apimentado, Ele vai gostar bastante. Alegre-se na presença Dele, sem jamais perder o respeito. Apos honra-lo e celebrar seu aniversário, é auspicioso fazer orações e pedidos para o próximo ano. Heru-wer costuma ajudar em problemas financeiros com muito afinco, e orar a Ele neste dia, pedindo o livramento desse mal em todo o ano é fundamental! 

No mais, saiba que Heru-wer é um Deus muito presente, ele ajuda, acompanha, mas exige muita força e coragem dos seus protegidos, fraqueza e mimimi não combina com Heru-wer...

Dua Heru-wer!!!!!


quinta-feira, 24 de julho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 10 - Oferendas: Histórica e Gnose Pessoal

Em Hotep meus queridos leitores...
Depois daquela bagunça das semanas passadas, vamos novamente para outra semana de culto, uma semana particularmente deliciosa.

Heru-wer, gosta de tudo que tenha um gosto forte, apimentado, amargo.

Infelizmente, não consegui encontrar textos que descrevam as ofertas que eram oferecidas a Heru-wer na Antiga Kemet, no entanto, podemos imaginar devido a personalidade desse Netjeru e pelos alimentos dessa época que poderiam se tratar de Cerveja Escura, por ser uma bebida muito consumida em Kemet e por fazer parte de festivais como A Bela Reunião, que era o Festival de casamento de Heru-wer e Hethert.

Com isso, podemos pensar quais seria as oferendas mais apropriadas para Heru-wer nos dias de hoje.
Podemos colocar nessa lista primeiramente bebidas fortes como cerveja escura, rum escuro e até mesmo vodka. Uma vez, no segundo apagomenal, que celebra-se o Nascimento de Heru-wer, eu ofertei pra Ele uma cerveja escura, uma oferta que foi recebido de muito agrado, apos Seu Kau usurfruir da oferenda, a tomei, e estava com um sabor incrivelmente delicioso, ainda mais porque foi a primeira vez que bebi esse tipo de cerveja. Gostei tanto que depois, comprei novamente, mais ao tomar, não gostei hehe... Constatei que apos o uso dos deuses, os alimentos e bebidas ficam com gostos diferentes.

Em questão de alimentos, pode-se ofertar para Heru-wer: chocolate amargo, comidas apimentadas e carnes com temperos fortes. Comidas fortes e detalhe, fortes e fartas!!!

Dua Heru-wer!!!

Espero que tenham gostado e que esse pequeno texto possa ter ajudado vocês em algumas questões...
Vamos beber pessoal!!!!
Senebty



quarta-feira, 9 de julho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semanas 7, 8 e 9

Em Hotep

Quero primeiramente pedir desculpas por todo esse atraso nas postagens, mas acreditem, foram 3 semanas de muita correria na minha vida... Mas, Heru-wer não curte lamentações... Vamos as 3 semanas numa única semana? Apertem os cirtos porque o voo será bem mais alto!!

Semana 7 - Nomes da Deidade
Heru tem vários nomes, variando em relação a época da história kemética ou até mesmo de quem escrevia sobre ele. Em Kemet, ele era conhecido como Heru o Ancião, Heru-ur, Hrw-wr e Har-wer, ou também, na forma de Disco Solar Alado, como Heru-Behdety mas os gregos o denominaram de Hórus, O Ancião ou O Mais Velho ou também Haroeris. Heru-wer recebeu esse nome dos gregos porque ele foi o primeiro HÓrus, nascido de Geb e Nut, ou seja, tiu de Hórus filho de Ísis (Heru-sa-Aset), além do que, como já falamos, ele era deus de um dos primeiros nomos do Egito, Nekhen, cidade de Narmer (AUS), unificador de Kemet.

Semana 8 - Variações físicas da deidade
Heru-wer possui três formas físicas diferentes que muito correspondem com a época que ele esta sendo representado, sendo que suas maiores variações normalmente esta sob sua forma de Falcão. É bastante complicado diferenciar os Heru, ainda mais Heru-wer que é um Netjeru tão antigo, mas irei buscar fazer isso aqui de forma mais fácil.
Como Falcão:
A forma física de Heru-wer mais utilizada em Kemet é a forma de falcão, primeiramente apenas como um falcão, podemos vê-lo dessa forma na paleta de Narmer.

Com a unificação de Kemet, pelas mãos de Narmer, rei do nomo Nekhen do Alto Egito, Heru-wer se torna um Netjeru de toda Kemet, passando a usar a Coroa Dupla ou Pschent.



Como Homem com Cabeça de Falcão:
Como Netjeru de Nekhen, cidade estado do Alto Kemet, ele é representado como um falcão usando a Coroa Branca (Hedjet). Dessa forma, ele é retratado apenas com a Hedjet, nunca com a Coroa Dupla, já que um homem com cabeça de facão usando a coroa dupla é uma forma dedicada a Heru-sa-Aset.

Disco Solar Alado:
Como já foi amplamente discutido nas semanas anteriores, Heru-wer possui uma forma física de sol alado, conhecido como Heru-Behdety.


Semana 9 - Erros comuns falados sobre a deidade. 
Como pode ser notado no texto da Semana 8, Heru-wer possui várias formas diferentes, normalmente retratando diferentes mitos ou até mesmo uma variação cronológica da História de Kemet, dessa forma, ele se confunde facilmente com os outros Heru. O primeiro erro comum com esse Netjeru partiu das interpretações mitológicas dos gregos, que uniram todos os Heru em Heru-sa-Aset, obliterando muitas vezes o nome de Heru-wer dos mitos, ai aquele susto quando vemos que Heru-wer nasceu de Geb e Nut, coisa que são poucas vezes contadas nos mitos keméticos espalhados em livrarias mais próxima de você, é um juízo falso triste, porque isso fez com que Heru-wer fosse esquecido quando os mitos são contados, existindo apenas Heru-sa-Aset. Isso torna extremamente difícil encontrar bibliografias que fale sobre Heru-Wer, algumas vezes, é dedicado a ele apenas algumas poucas linhas quando estão explicando as formas de Hórus (na visão de Heru-sa-Aset). Esse erro é consertado na fé Ortodoxa Kemética, que busca interpretar os mitos keméticos apenas em fontes primarias. Agora que você já sabe essa diferença, por favor, não os confunda, Heru-wer agradece e Heru-sa-Aset também...


Ufa... Terminamos... Foi até bom escrever isso junto porque os 3 textos se completam! Que venha a 10ª Semana de devoção...

Senebty

sábado, 5 de julho de 2014

Per Heru-Wer

Em Hotep meus leitores

A tempos eu sentia que tinha que mudar o nome do meu blog, senti isso ainda mais forte enquanto estou escrevendo as 30 semanas de devoção a Heru-Wer.
Sinto que essa divindade tem muito o que mostrar, tem muito o que esclarecer e farei desse espaço virtual para esse fim, falarei mais do meu Pai para diminuir as confusões existentes. No entanto, quero deixar claro que não falaremos só dele, mas de vários outros Netjeru e Netjeret, e ficando principalmente na Ortodoxia Kemética!!
A tradução do nome é simples, significa Casa de Heru-Wer, ou até mesmo, Templo de Heru-Wer
Espero que aprovem a mudança!!

Viva a Per Heru-wer

Senebty