terça-feira, 29 de julho de 2014

Apagômenos - Aniversário de Heru-wer

Em Hotep

Não estou aqui hoje para falar das 30 semanas de Devoção, vamos dar uma pausa nesse projeto para falar de um dos festivais mais maravilhosos da Ortodoxia Kemética: Wep Ronpet!
O Wep Ronpet é o Ano Novo Kemético, no entanto, nosso ano novo é bem diferente dos outros, não só porque ele é entre julho e agosto, mas é porque o ano não começa logo no dia seguinte que ele termina! 
Existem entre o ultimo dia do ano e o primeiro dia do ano, 5 não-dias, ou como chamamos Apagômenos.
Para compreender isso, temos que compreender o mito que deu origem a compreensão desse festival, mas esse mito já foi contato no belíssimo texto de PasemWesir, a qual ele fala sobre o primeiro dia apagômenal, confira aqui.

Vou falar hoje sobre o aniversário de meu pai, que acontece nesse ano no dia 30 de Julho. Heru-wer, segundo filho de Geb e Nut. Esse é um grande dia para festejar o nascimento desse grande Netjeru, beba em Sua honra uma forte bebida, podendo ser cerveja preta, vodka ou um Whisky bem forte, coma com Ele algo forte de preferencia, algo com sabor apimentado, Ele vai gostar bastante. Alegre-se na presença Dele, sem jamais perder o respeito. Apos honra-lo e celebrar seu aniversário, é auspicioso fazer orações e pedidos para o próximo ano. Heru-wer costuma ajudar em problemas financeiros com muito afinco, e orar a Ele neste dia, pedindo o livramento desse mal em todo o ano é fundamental! 

No mais, saiba que Heru-wer é um Deus muito presente, ele ajuda, acompanha, mas exige muita força e coragem dos seus protegidos, fraqueza e mimimi não combina com Heru-wer...

Dua Heru-wer!!!!!


Nenhum comentário: