terça-feira, 17 de junho de 2014

30 Semanas de Heru-wer: Semana 6 - Outras deidades e entidades associadas com a deidade

Em Hotep a todos
Já estamos em nossa 6º semana!

Semana passada apresentei a arvore genealógica de Heru-wer, essa semana porem, iremos falar de duas divindades mais ligadas a esse grande deus, vamos conhecer as divindades que compõe Sua família.

Hethert




Esposa de Heru-wer, Hethert, cujo nome significa "Casa de Heru" representa o princípio feminino, que se reflete em vários de seus símbolos: a vaca, o espelho e o sistro. Hethert é Deusa das mulheres e todas as profissões tidas como femininas como sacerdócio e também dançarinas, cantoras, atrizes e acrobatas; até mesmo na Era Grega as artes estavam sob o domínio de Hethert. Os Templos de Hethert, especialmente o Ta-Netjer (árabe Dendera) eram centros tanto para a cura (com um hospital) e também uma especie de maternidade. As sacerdotisas do templo de Ta-Netjer conduziam oráculos com Hethert em rituais de transe realizada em criptas por baixo do santuário, e qualquer pessoa podia dormir no templo com a esperança de ter um sonho que poderia ser interpretado, na manhã seguinte pelas sacerdotisas. Ainda hoje, pode-se ver pichações e tabuleiros deixadas por esses peregrinos, esculpidas nas pedras do teto de Ta-Netjer. A associação de Hethert com as duas vacas e do sistro provavelmente resulta da sua assimilação do pré-dinástico Netjer Bat; "capitais sistrum" no topo dos pilares em todo templos Keméticos mostrar o rosto cheio de Hethert com orelhas de vaca em cima de um sistro. Hethert estava intimamente associado com Heru-Behdety em Edfu, talvez influenciando o fato de que ela era uma patrona das rainhas de Kemet (como Heru é o rei, de modo Hethert é a rainha). Algumas rainhas são referidos por títulos de Hethert de "Senhora do Céu" e "Senhora do Ouro". Templo espetacular Nefertary em Abu Simbel, na Núbia retrata a Grande Esposa Real como Hethert em muitos lugares; e seu marido Ramsés II é retratado em seu santuário, sugando do úbere de Hethert como uma vaca divina.

Heru-wer e Hethert no Templo de Ta-Netjer


Ihy



Filho de Heru-wer, Ihy é um deus criança, filho de Hethert e Heru-wer, embora Ele é ocasionalmente descrito como sendo o filho de outro Netjeru. Seu nome tem sido interpretado como "tocador de sistro" ou "músico", bem como "filhote" (sendo que Hethert levou muitas vezes a forma de uma vaca). Ele é chamado o Touro da Confusão, o Senhor de Copas. Ele é o patrono da juventude ou criador da música, o sistro e a alegria que emanava de som e instrumentos. Enquanto Ele é essencialmente um deus alegre, musical, ele também foi ligado à vida após a morte como "o senhor do pão" e estava "no comando da cerveja", um benefício tanto para ofertas mortais e a pacificação cíclica de sua mãe em seu nome de Sekhmet. Ele também tem sido associada, como outros deuses quando eram crianças, para o lótus azul que representava renovação e nascimento e foi chamado de "a criança que brilha no lótus".
Ele foi descrito geralmente nu, com a juventude lateral-lock que denota, muitas vezes com um dedo a sua boca; no entanto, ele não foi sempre descrito como ao tamanho das crianças e foi ocasionalmente mostrado tão grande como adulto Netjeru. Na imagem a cima, Ele é mostrado usando um uraeus e segurando um sistro decorado com o rosto de sua mãe. Em algumas casas de nascimento, Ele foi igualado com o rei, e cenas comemorou a concepção e o nascimento da criança divina, que identificou o rei com Ihy e deu-lhe os poderes e proteções do deus criança Si mesmo.

Feitiço 334 descreve seu nascimento:

"Meu grandiosidade me precede 
Como Ihy, o Filho de Hathor, 
eu sou aquele que gera uma procriação, 
eu corria por entre suas coxas, 
Neste meu nome Chacal da Luz, 
eu quebrei diante do ovo ... 
eu escapei em seu sangue, 
Eu sou o Senhor de sangue. Eu sou um touro turbulento ... 
Eu vim para ser, eu rastejei, eu viajei ao redor. 
Eu cresci, tornei-me alto como o meu pai"

Que Heru-wer, Hethert e Ihy possa abençoar a todos!!! Nekhtet

Nenhum comentário: